sábado, 28 de fevereiro de 2009

Tudo é uma merda

"Porque saber que está tudo ruim é no campo da consciência. Quase sempre está tudo ruim e as chances de melhorar são pequenas. Mas achar tudo ruim é no campo do desejo e esse é sempre muito medíocre e inócuo"
Adônis Cairo
roubado de Juliana Cunha

3 comentários:

Gabriel Carvalho disse...

Interessante essa perspectiva quanto ao niilismo... Mas separar consciencia de desejo me parece um tanto cartesiano. a consciencia é a consciencia da impossibilidade ou da possibilidade do desejo, sempre. Assim se tudo esta uma merda, ou é, não há porque desejar, ou simplesmente é porque o desejo falhou. Mas o que acontece quando a consciencia é justamente a da impossibilidade do desejo?

Gabriel Carvalho disse...

Mas conhecendo o passado marxista desse cara (ele foi seu professor n é?), acho que ele se refere a alelia pensamento-ato caracteristica do marxismo, ou atividade pratico-critica. Nesse sentido acredito que ele coloca em um linguajar filosofico a velha questão: O mundo é uma merda, e dai? a questão é modifica-lo. Algo que Marx apontou nas suas teses contra feuerbach da seguinte forma "os filosofos interpretam o mundo de diferentes formas, o que cabe é transforma-lo" Esse é um pilar e um enigma proposto pela filosofia moderna: de heiddeger à foucaut. Uma verdadeira destruição da metafisica. Independente de todo o descredito que o marxismo entrou como ideologia nos ultimos tempos, enquanto pensamento ele ainda é fundamental.

dragonballmania disse...

q coisa emo
muda de vida cara!!!!!!!!!!