segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

O Povo Brasileiro e a Questão dos Negros e dos índios

 P:

O Brasil é conhecido por ser um país multiétnico. São colocados como os principais elementos formadores da nação brasileira:

R:

Os nativos brasileiros os indígenas, os europeus brancos e os africanos, povo que aqui foi escravizado.

P:

O racismo estrutural no Brasil é um legado doloroso da colonização e da escravidão. Ele se manifesta em diversas formas, desde a desigualdade socioeconômica até a representação inadequada nas mídias e na política.
Como o racismo estrutural se manifesta na sociedade brasileira?

 R:

Desigualdade socioeconômica.

P:

em 1968. Tommie Smith e John Carlos, dois atletas afro-americanos, medalhistas dos EUA, fizeram a saudação do blackpower (braço estendido com o punho enluvado e fechado) durante a cerimônia de premiação da modalidade, após vencerem os 200 metros rasos. Por seu gesto, uma clara manifestação política, os dois atletas foram banidos dos Jogos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

 

O protesto silencioso de Tommie Smith e John Carlos fazem referência a:

R:

Afirmação identitária 

P:

A Confederação dos Quilombos de Palmares é considerada por alguns historiadores como a maior ameaça à ordem escravista conhecida pelo estado colonial brasileiro.

R:

Inicialmente, as "comunidades" quilombolas procuravam apenas passar despercebidas aos colonos e grandes proprietários de terras.

Os quilombos eram reprimidos pelos capitães-do-mato, pelas tropas particulares contratadas pelos grandes proprietários e por milícias oficiais.

O Quilombo de Palmares foi considerado um movimento de resistência do povo negro durante a escravidão.

P:

A história do Brasil é marcada pela escravidão africana, uma prática que durou séculos e teve impactos profundos na sociedade. Os africanos trouxeram consigo uma diversidade cultural significativa, que influenciou a música, a culinária, a religião e outras áreas.
Qual área foi significativamente influenciada pela cultura africana no Brasil?

 
R:
 Culinária Brasileira
 
P :

 
A Antropofagia não é canibalismo, porque é uma prática ritualística. Sobre os rituais antropofágicos dos indígenas brasileiros, assinale a afirmativa correta.

R:

Exemplificavam valores culturais distintos dos europeus.

P:

O Brasil é uma nação miscigenada e ainda muito preconceituosa; sendo assim, é inadmissível que os currículos escolares brasileiros:

R:

Aceitem políticas etnocêntricas e de cunho racista.

P:

Entre as formas de resistência negra à escravidão, durante o período colonial brasileiro, podemos citar:

R:

a preservação de crenças e rituais religiosos de origem africana, que eram condenados pela Igreja Católica.

P:

Observe as seguintes afirmações:

 I - Referem-se à formação cultural da população brasileira. Suas bases foram estabelecidas pela miscigenação de diversos grupos étnicos.

II - Componente do patrimônio de um povo, envolvendo diversas vertentes como folclore, música, artesanato, modos de vestir e gastronomia, entre outras.

Marque a alternativa que define as frases I e II, respectivamente:

R:

I.Matrizes culturais e II.Culturas regionais.

P:

No Brasil, a associação entre cordialidade, clientelismo e patrimonialismo parece ser parte da explicação da manutenção de um racismo institucional - não-oficial relações sociais difusas e informais que se infiltram e aparelham as instituições oficiais. A articulação de cordialidade, clientelismo e patrimonialismo configura o que denominamos de complexo de Tia Anastácia.

Verifica-se o complexo de Tia Anastácia em qual situação social cotidiana brasileira?

R:

Na qual a pessoa negra aparece como se fosse da família ou como sendo quase da família.

Nenhum comentário: